Quando falamos que uma empresa ou uma marca possui uma boa reputação, queremos dizer, de maneira simplista, que ela tem um bom conceito perante seus públicos.
Como regra geral uma boa reputação gera respeito, empatia, admiração e confiança.
A trilha para a construção de uma boa reputação não é tão simples. Ela envolve uma série de variáveis, que somadas, ao longo de um tempo, poderá gerar efeitos positivos.
De acordo com o Reputation Institute, 7 dimensões compõem a reputação:
- Um bom desempenho financeiro, que gera boas perspectivas de negócio
- Produtos e serviços de qualidade, os quais atendem às necessidades e desejos dos consumidores
- Inovação como diretriz e boa capacidade de adaptação às mudanças no mercado
- Ambiente de trabalho justo, com respeito aos colaboradores, à diversidade
- Governança corporativa, demostrando comportamento ético e transparente
- Cidadania, com responsabilidade social e ambiental, apoio a causas, influência positiva na sociedade
- Liderança inspiradora.
É sobre esta última dimensão que gostaria de tratar neste artigo.
Cada dia mais percebemos o quanto o comportamento dos líderes afeta fortemente uma organização ou uma marca para o bem ou para o mal.
Durante esta pandemia o impacto das ações e comunicações da liderança na reputação das organizações que representam está sendo ainda maior e mais imediato.
Observamos nesta crise do COVID-19 uma série de líderes posicionando-se, com resultados bem distintos às marcas que representam. Enquanto alguns destacaram-se pela sua empatia e ações positivas à sociedade, outros geraram revolta entre consumidores e sociedade como um todo, provocando até mesmo movimentos de boicote às suas marcas.
Mais do que representar institucionalmente uma organização e demostrar competência administrativa, espera-se hoje que o líder seja inspirador.
Um líder ou uma líder admirados por todos possuem uma série de características adicionais como integridade pessoal, visão de futuro e preocupação social.
O líder inspirador mostra preocupação com temas que vão além da sua organização, mas em torno de toda a sociedade. Esta preocupação pode ser demonstrada por meio de apoio a causas e ações efetivas junto a governos, entidades não governamentais e comunidade.
Ter uma comunicação direta, empática e transparente também é essencial para uma boa conexão com os públicos.
Um líder inspirador é fonte de orgulho e motivação para os colaboradores. Ao mesmo tempo ele é fonte de confiança para clientes, acionistas, fornecedores e parceiros.
Fica claro, portanto, que o comportamento de um líder tem forte reflexo na reputação da organização que representa e, portanto, ele ou ela devem estar atentos a essas variáveis aqui descritas, além de investir tempo na sua preparação.
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