Há anos ouvimos todos os dias que grandes empresas precisam a todo tempo se adaptar para dar conta das novas demandas. E esse tema é cada dia mais real, com uma avalanche de movimentos rápidos que o mundo nos traz.
Inovação. Esta é a palavra que resume o caminho a ser seguido, e que de tanto repetida pode se tornar banal e perder a força que traz em seus significados. Mas ela continua a ser a trilha do sucesso para a sobrevivência dos negócios. E quando trazemos este assunto para o Business Continuity, claro que isso não é diferente: a tecnologia já está presente e é grande parceira tanto na prevenção de incidentes quanto no gerenciamento de crises. Condição, inclusive, que tem se mostrado crescente após o coronavírus.
No Brasil, a cultura da prevenção nunca foi um ponto forte, e felizmente vemos que grande executivos de gestão de crise ganham cada vez mais relevância dentro de importantes empresas. Essas empresas já entenderam que a continuidade dos seus negócios, independente do momento de mercado ou setor, depende de investimentos em pessoas, treinamentos, tecnologia e digitalização; tudo integrado de forma inovadora, trazendo mais estabilidade.
Por isso gosto de comemorar a mudança de mindset e de atitude que vejo no dia a dia, no contato com os profissionais da área, dentro de companhias líderes em seus mercados. É uma conquista cada vez mais rápida, mas ainda com um grande caminho à frente. A mudança de mindset em direção à Cultura de Segurança é uma realidade altamente documentada e divulgada em 2020, este ano que mudou nossas vidas.
Mas desde alguns anos já estávamos em um ritmo acelerado. Somente em 2019, o mercado de segurança eletrônica movimentou R$ 7,17 bilhões no Brasil, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o que nos aponta a relevância que as companhias estão dando a questões de segurança, a fim de evitar maiores problemas e riscos.
Vamos reconhecer o processo de transformação digital que estamos vivendo e aproveitar para planejar o crescimento necessário, de forma otimista, que podemos construir em um futuro próximo.
- Gestão de Riscos ESG e oportunidades de valor para os negócios - 19/11/2021
- Crises relacionadas às Mudanças Climáticas - 03/11/2021
- Crises de Reputação - 02/11/2021