Jogo virtual Caça aos Riscos Makro

Written by

MAKRO inova no treinamento dos colaboradores sobre segurança.

O Makro Atacadista acaba de realizar sua Semana de Saúde e Segurança no Trabalho, com diversas ações direcionadas ao público interno. Esta atividade está no calendário oficial da empresa e acontece todos os anos de forma integrada entre vários países da América Latina.

O desafio encontrado neste ano foi como realizar o evento e engajar o público interno dada a impossibilidade de reunir presencialmente os colaboradores. A saída foi realizar jogos virtuais para fomentar a participação e a interação entre diversas áreas.

O Makro é uma empresa multinacional no segmento de atacado, de propriedade da holding holandesa SHV, que controla outras 7 empresas com presença em 60 países.

No Brasil desde 1972, foi o primeiro atacado no país e, atualmente, tem mais de 2 mil colaboradores e atua exclusivamente no Estado de São Paulo, com 24 lojas na capital e no interior, além de parcerias estratégicas com marketplaces.

Sergio Moura Dias, Diretor de Saúde e Segurança LATAM, responsável técnico pelas operações nos países da América Latina, conversou com a Comunidade Cultura de Segurança e contou como foi possível envolver e ampliar o conhecimento dos colaboradores em relação à saúde e segurança no trabalho, respeitando as regras de prevenção em relação à Covid-19.

Gestão de Risco

O Makro possui uma Cultura de Segurança bem definida, com processos de gestão de risco em seus diversos departamentos e também para todas as atividades de alto risco, adotando práticas de mercado como permissões de trabalho e análise preliminar de risco.

A preocupação é de trazer segurança para todos, tornando as ferramentas mais colaborativas e participativas. Existe uma comunicação integrada entre as diferentes áreas da companhia para promover a cultura da segurança.  Como exemplo, Sergio cita os gerentes de logística e manutenção, que começam a entender que a análise preliminar de risco é mais um dos passos da realização da manutenção.

Situações de risco no ambiente de trabalho

Para driblar a impossibilidade de reunir presencialmente o público interno num evento em meio a uma pandemia, elaborou-se um jogo virtual para fomentar a participação entre as equipes e um jogo virtual individual com cenário 3D. Essa foi a maneira de incitar a curiosidade dos colaboradores.

Foram propostas atividades, como a identificação e eliminação de riscos em escritórios e depósitos (enfatizando a prevenção de acidentes e sinistros), e simulação com a brigada de emergência (apontando potenciais problemas e corrigindo na execução do simulado).

A maior pontuação no jogo em equipe, elegeu a loja vencedora, e envolveu todo o management team na inspeção das lojas. Resultou também no registro de atividades de mais de cem colaboradores no “Grave o seu momento de saúde e segurança”.

Gamificação do treinamento

A ideia de criar um Quiz nasceu da necessidade de conseguir a interatividade dentro do programa de treinamento, mesmo à distância.

Com o tema “Liderança em Saúde e Segurança”, o treinamento online foi divulgado dentro da plataforma Makro, no intuito de reforçar um dos dos valores e princípios básicos da empresa: a saúde e segurança dos trabalhadores, colaboradores, clientes e fornecedores.

Quiz Makro

A utilização dessa ferramenta foi incentivada pela gestão da empresa e conseguiu ampliar a comunicação e a interatividade dos colaboradores, que participaram no seu tempo, interagindo e concorrendo a prêmios, numa dinâmica de recompensa por mérito pessoal.

Resultados

As atividades da semana tiveram como objetivo a conscientização, e dentro desse contexto, o resultado foi expressivo. Os participantes já citam espontaneamente a importância do tema saúde e segurança como um diferencial do Makro.

De forma complementar, a companhia realiza outras ações para manter vivos os conceitos da Semana de Saúde e Segurança no Trabalho. Além da manutenção de toda a rede de lojas, em suas diversas áreas, e uso de equipamentos de segurança por parte das equipes, a companhia promove reuniões mensais de saúde e segurança.

“A pessoa não tem que fazer uma atividade e fazer segurança, ela tem que fazer uma atividade com segurança.” finaliza Sergio.

Semana de Saúde e Segurança no Trabalho

A semana de saúde e segurança ocorre uma vez ao ano, como uma das atividades contratuais do Makro. Neste ano, o evento aconteceu entre os dias 02 e 06 de novembro, com a participação integrada de 5 países da América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela.

Mais de 9.000 colaboradores participaram em todas as unidades, interagindo em atividades como Quizes, games de segurança e palestras online.

Deixe uma resposta